sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Conhece as abelhas-solitárias?

https://vimeo.com/129712987
Vídeo sobre a vida das abelhas-solitárias em Bristol, Inglaterra

Quando se fala no triste declínio das populações de abelhas - e os perigos que esse declínio representa - normalmente as pessoas pensam na abelha-europeia ou abelha-de-mel, que vive em grandes enxames de milhares de obreiras e que produz o mel que tantos apreciamos. Com menor frequência se pensa nas centenas de espécies de outras abelhas que existem em Portugal.

Se é verdade que a varroa e a agricultura intensiva constituem uma ameaça para a abelha-de-mel, esta espécie - Apis mellifera - está longe de correr perigo de extinção. Tem sofrido colapsos importantes nas suas populações, mas não corre risco real de se extinguir.

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito das centenas de outras espécies de abelhas e abelhões, desconhecidas da maioria de nós, e que são, igualmente, importantíssimos polinizadores. A diferença é que estas espécies desconhecidas e discretas de abelhas e abelhões, muitas delas espécies solitárias, ou seja, espécies que não vivem em colónias, são espécies que não estão espalhadas por todo o mundo e não têm apicultores a tentar garantir a sua sobrevivência. Em geral, também não são conhecidas o suficiente para serem defendidas e podem extinguir-se sem que ninguém dê por isso. As ameaças à sua conservação são mais sérias, devido a terem distribuições mais reduzidas e serem, muitas vezes, espécies muito especializadas.

Mas são absolutamente maravilhosas. Há muito que sou grande admirador de todas as abelhas, incluindo estas espécies mais desconhecidas mas verdadeiramente fascinantes. Na loja, vendia diferentes casas-ninho para abelhas-solitárias e tenho o prazer de utilizar alguns desses modelos onde vivo.

Estas casas-ninho são rapidamente ocupadas e é um prazer observar as abelhas a entrar e sair até encherem um tubo na totalidade e taparem a entrada, em geral com lama seca. Partilho uma foto com 4 casas-ninho, todas ligeiramente diferentes, colocadas em carvalhos-cerquinho. Podem observar que quase todas as canas estão ocupados, mostrando a utilidade destas casas-ninho.

 
Casas-ninho para abelhas solitárias: vê a entrada das canas tapadas com terra? Significa que lá dentro desenvolvem-se larvas de abelhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário