segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Aquecimento Global: o Resumo Climatológico do IPMA para a 1ª quinzena de Agosto de 2016 é de leitura obrigatória

O IPMA-Instituto Português do Mar e da Atmosfera publicou o Resumo Climatológico para a 1ª quinzena de Agosto de 2016 e o mesmo é de leitura obrigatória para começarmos a interiorizar o impacto do aquecimento global. O seguinte gráfico foi retirado do Resumo Climatológico do IPMA.



De salientar um desvio de 2,9ºC acima do valor médio mensal na temperatura média do ar, sendo o desvio de uns extraordinários 4,5ºC se nos concentrarmos na média da temperatura máxima. O resumo destaca "os dias 6, 7 e 8 em que foram registados valores >43ºC em algumas regiões e a média do país ter ultrapassado os 38ºC nos dias 7 e 8 (dias mais quentes do ano)". Cairam vários recordes de temperatura máxima e houve várias noites tropicais. Numa delas a temperatura mínima de Lisboa foi de 27,9ºC... O documento pode ser lido na totalidade (em pdf) aqui.

Na Cimeira de Paris acordou-se lutar para não deixar a Terra aquecer mais de 1,5ºC. Mas a sequência de 10 meses seguidos, de Outubro 2015 a Julho 2016, em que se bateram os recordes de temperatura média mensal por pouco abaixo ou mesmo acima de 1ºC não deixa muita esperança a que se consiga alcançar esse objectivo (gráfico retirado da página da NASA aqui).

 
Os 10 anos mais quentes desde há 134 anos, quando iniciaram os registos, ocorreram todos desde 1998. O ano passado, 2015, foi o mais quente de sempre. Este ano está a bater 2015 com larga margem e será o novo ano mais quente de sempre.

Ao mesmo tempo, a extensão e volume de gelo do Oceano Ártico atingem valores mínimos. A diminuição do volume é particularmente preocupante pois indica que grande parte da área que ainda existe no Verão está cada vez mais fina e em breve colapsará..



A diminuição do gelo ártico tem um efeito de retorno positivo no aquecimento global, acelarando-o, visto o gelo reflectir a luz enquanto o oceano livre a absorve. O aquecimento do oceano ártico permite ainda a libertação de gases como o metano do solo oceânico, reforçando ainda mais o efeito de estufa. O gráfico seguinte, retirado daqui, mostra o efeito de amplificação do aquecimento global no Ártico. Quanto mais acentuado o vermelho, maior o desvio positivo da temperatura nessa região face à média.


O Aquecimento Global é já uma realidade, e parece querer instalar-se a uma velocidade muito mais acelerada do que se previa. As consequências serão inimagináveis. E no entanto a inacção domina.

Por isso escrevo que o Resumo Climatológico para Portugal da 1ª quinzena de Agosto 2016 é de leitura obrigatória. No dia 7 de Agosto de 2016, em Lousã (44,6C), Tomar (44,7C) e Mora (44,8C) a temperatura máxima aproximou-se dos 45ºC, num dia em que a média da temperatura máxima ultrapassou 38ºC... Brincamos com o fogo, literalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário