domingo, 6 de agosto de 2017

Artigo Publico.es: as oito espécies de animais mais ameaçadas de Espanha

Imagem Europa Press retirada daqui.
Neste artigo do jornal espanhol Público são oito as espécies de animais identificadas como as mais ameaçadas de Espanha:

1. o quebra-ossos Gypaetus barbatus;
2. o lince-ibérico Lynx pardinus;
3. o urso-pardo Ursus arctos;
4. o galo-montês ou tetraz Tetrao urogallus;
5. a foca-monge-mediterrânica ou lobo-marinho Monachus monachus;
6. a águia-imperial-ibérica Aquila adalberti;
7. o lagarto-gigante de El Hierro Gallotia Simony;
8. a tartaruga-mediterrânica Testudo hermanni;


Destas 8 espécies, 3 existem em Portugal:
http://www.lpn.pt/Homepage/O-que-fazemos/Programas/Programa-Lince/Content.aspx?tabid=2454o lince-ibérico,  a foca-monge mediterrânica e a águia-imperial-ibérica.

O quebra-osso, o urso-pardo e o galo-montês existiram num passado recente mas encontram-se extirpadas em Portugal. O lagarto-gigante de El Hierro é endémico das Ilhas Canárias e a tartaruga-mediterrânica apenas se encontra na parte oriental de Espanha.
http://lifeimperial.lpn.pt/pt
Das três espécies que existem em Portugal, a LPN-Liga para a Protecção da Natureza trabalha activamente na conservação do lince-ibérico, com o seu Programa Lince, e da águia-imperial-ibérica, através do Life Imperial.

http://www.lifemadeiramonkseal.com/pt/
O Parque Natural da Madeira encontra-se neste momento a desenvolver o projecto Life Madeira Lobo-Marinho com o objectivo de melhorar o estatuto de conservação deste mamífero marinho profundamente ameaçado.

O FAPAS-Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens tem, ao longo dos anos, investido no conhecimento do Parque Nacional da Peneda e Gerês , editando publicações sobre a sua fauna e flora. Miguel Dantas da Gama explora a possibilidade do regresso do galo-montês na publicação O Galo-Montês. Será também na Peneda-Gerês que o urso-pardo poderá fazer o seu regresso a Portugal

Podem ler todo o artigo do Publico.es aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário