sexta-feira, 6 de outubro de 2017

É tempo de agir: um ano hidrológico 2016-17 que já era extremamente seco (e muito quente) termina com o Setembro mais seco desde que há registos

O IPMA acaba de publicar o Boletim Climatológico mensal referente ao mês de Setembro de 2017, e anual para o Ano Hidrológico 1/Out/2016 - 30/Set/2017.

Depois de um período de Abril a Agosto de 2017 muito seco, Setembro de 2017 é o mês de Setembro mais seco de que há registo (choveu -40% que o normal para a época) agravando a seca que se vive em todo o terrirório continental. Assim, em finais de Setembro de 2017, 81% do território continental estava em Seca Severa e 7,4% em Seca Extrema (ver mapa à esquerda e tabela à direita).

O semestre de Abril a Setembro de 2017 foi não só extremamente seco mas foi ainda o que teve uma média de temperatura máxima mais elevado desde que há registo. A conjugação de tempo muito quente e extremamente seco resultam, assim, em níveis extremamente baixos de água no solo, atingindo já, em alguns locais, níveis inferiores à capacidade das plantas de retirarem água do solo, o ponto de emurchimento. O ponto de emurchimento é o ponto de desidratação do solo a partir do qual as plantas não conseguem retirar mais água do solo. A partir deste nível muito baixo de humidade no solo a mortalidade das plantas aumenta exponencialmente.  

PEP é o Ponto de Emurchimento Permanente.
Como resultado da conjugação da seca, calor e baixos níveis de humidade no solo, e de acordo com o Boletim de Armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental para o final de Setembro de 2017, o armazenamento de água nas albufeiras do continente continuam a diminuir em todas as bacias hidrográficas e atingem valores muito baixos na bacia do Rio Sado, com várias albufeiras abaixo dos 10% e a Albufeira de Campilhas com apenas 3,7% da sua capacidade de armazenamento. Para consultar dados para outras bacias hidrográficas, seleccionar a bacia pretendida na imagem do continente nesta página.

É, por isso, imprescindível que gastos desnecessários de água com regas de relvados urbanos, etc, sejam parados. É necessário uma acção nacional que involva os municípios para poupar água ou vamos ter graves problemas de abastecimento muito, muito em breve. É tempo de a Comissão Permanente da Seca, criada em Julho de 2017, agir e accionar acções de contingência para poupança de água.

Esta poupança passa também por nós. Nesta ligação vai encontrar várias páginas com sugestões para diminuir o seu consumo de água. Ao mesmo tempo, sejam vigilantes e se virem gastos desnecessários de água nos vossos municípios alertem os mesmos para a necessidade de poupança: sinalizem fugas de água; apelem à diminuição de regas; revoltem-se com as regas a meio do dia. Temos todos de agir.


Podem ler a totalidade do Resumo Metereológico Mensal de Setembro de 2017 e Anual para o Ano Hidrológico 1/Out/2016 - 30/Set/2017 aqui e o Boletim de Armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental em finais de Setembro de 2017 aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário